O que é preciso para automação residencial?
Para criar a automação residencial, é preciso que os aparelhos estejam conectados a uma central de controle, que pode ser acionada por meio de diversas interfaces como smartphone, web e display touch screen. Também é possível ligar os objetos à distância por comando de voz (smart speaker).
Veja aqui alguns dos maiores benefícios da automação residencial:
Economia
Termostatos inteligentes e lâmpadas inteligentes economizam energia, diminuindo os custos das concessionárias ao longo do tempo. Algumas tecnologias de automação residencial também monitoram o uso da água, ajudando a evitar contas de água exorbitantes. Certos dispositivos até oferecem descontos.
Segurança
Muitas tecnologias de automação residencial estão sob a esfera da segurança doméstica. Os consumidores compram esses dispositivos porque querem tornar suas casas mais seguras e tranquilas. A iluminação automatizada ajuda a inibir a ação de possíveis invasores, através dos sensores de movimento que também auxiliam as pessoas a andarem nos corredores e áreas externas tarde da noite.
Câmeras de segurança oferecem benefícios adicionais por meio do monitoramento remoto e por empregarem sistemas de vídeo em tempo real para os habitantes da casa, informando os proprietários até mesmo sobre a existência de visitantes indesejados.
Conveniência
Como a tecnologia de automação residencial realiza tarefas de rotina automaticamente, os usuários finais experimentam grande conveniência. Muitos aparelhos são compatíveis entre si e você pode definir diferentes gatilhos entre os dispositivos para automatizar processos domésticos regulares. Por exemplo, você pode configurar as fechaduras para ativarem a iluminação quando você girar a chave na porta da frente.
Controle
Os consumidores também escolhem dispositivos domésticos para melhor controlar as funções dentro de casa. Com a tecnologia de automação residencial, você pode saber o que está acontecendo dentro de sua casa em todos os momentos.
Conforto
Algumas pessoas usam tecnologia para gravar programas ou para tocar música em toda a casa. Os dispositivos conectados também podem ajudar a criar uma atmosfera confortável – eles fornecem iluminação, som e temperatura adaptáveis, o que pode ajudar a criar um ambiente cada vez mais convidativo para os seus habitantes.